quinta-feira, 14 de maio de 2009

Síndrome Miofascial

SÍNDROME MIOFASCIAL_ É definida como dor muscular regional acompanhada de fenômenos motores, que são a presença da banda tensa*, trigger point e de fenômenos sensitivos, como a dor localizada tais como parestesia, podem acompanhar o quadro. Esta Sindrome pode ser aguda ou crônica e sua fisiopatologia é muito investigada atualamente em vários países devido à sua alta prevalência (GERWIN, 2005).

+ A Síndrome Miofascial tem alta incidência e prevalência em nosso meio já que seus fatores de risco incluem o sendentarismo, má postura, esforço repetitivo, tensão emocional, todos os presentes em maior ou menor grau em nosso cotidiano. A literatura cita incidência da Síndrome Miofascial variável entre 30% e 93% como queixa primária de dor em Centros de Medicina Geral, nos Centros Especializados em Dor (SIMONS, 1988; LINAKER et al, 1997; TEXEIRA; FIGUEIRÓ, 2001; PEARCE, 2004) e em ambulatórios de doenças ocupacionais, como diagnóstico secundário aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) alcançando 95% (LIN; TEXEIRA; FISCHER,1997).

TRIGGER POINT_São pontos dolorosos inseridos em uma banda muscular tensa e que, em geral, mas não obrigatoriamente, ao ser pressionado manualmente ou através de um instrumento de pressão por 5 a 20 segundos, provoca dor referida, ou seja, uma respota com latência tardia (GERWIN, 2001).

+ Os achados mínimos para identificação de Trigger points musculares inclui, primeiramente, a presença de *banda tensa (taut band) que é um grupo contraído de fibras musculares que percorrem o músculo, não sustentada pela atividade de um motoneurônio "alfa", ou seja, não é um espasmo muscular e logo, não apresenta atividade elétrica que justifique a manutenção da contratura, é um mecanismo ativado e sustentado pelo mecanismo contrátil da própria fibra muscular (FISCHER, 1990; GERWIN, 1995; MUSSE,2001).
+ Um músculo com bandas tensas e trigger points ativos não funciona bem biomecanicamente. Há restrição ao alongamento, podendo limitar amplitudes de movimentos. Pode-se encontrar fraqueza muscular tanto pela inibição antálgica à contração quanto pelo encurtamento muscular. Pode haver prejuízo à coordenação dos movimentos pela inibição recíproca muscular agonista-antagonista (FISCHER; IMAMURA, 2005).
+ Os trigger points podem ser classificados em ativos e inativos (ou LATENTES), significando que os ativos provocam dor localizada espontânea e referida e apresentam limiar inferior de tolerância à presão e os inativos ou latentes não provocam dor espontânea e apresentam limiar de dor maior à pressão (GREWIN, 1995; FISCHER, 1997;1998).
+ As regiões mais acometidas por trigger points são nos músculos cervicais. É comum nos músculos do trapézio e supra espinhoso.

TRATAMENTO_ O tratamento recomendado como eficaz para a Síndrome Miofascial é a desativação dos trigger points por um Fisioterapeuta.
+ O tratamento em longo prazo, nos casos crônicos, deve incluir reduçao ou eliminação dos fatores desencadeantes que são, usualmente, sobrecarga muscular estática por posturas viciosas, problemas ergonômicos no posto de trabalho ou no ambiente doméstico, vida sedentária com maus hábitus posturais ou mesmo excesso de atividade esportiva gerando sobre-uso.


Nenhum comentário: